Paraíba recebe medicamento contra intoxicação por metanol

Paraíba recebe medicamento contra intoxicação por metanol


A Paraíba recebeu nesta sexta-feira (10) o Fomepizol, medicamento utilizado no tratamento de intoxicações causadas pela ingestão de metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. O antídoto foi enviado pelo Ministério da Saúde e distribuído pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) como parte de uma ação nacional para garantir atendimento emergencial em casos de envenenamento.

De acordo com a SES, o Fomepizol, solução injetável de 1g/mL, será utilizado nos serviços de saúde do estado e poderá ter reposição solicitada ao Ministério da Saúde, caso necessário. Ainda não há casos confirmados de intoxicação por metanol na Paraíba. Uma morte suspeita registrada na quinta-feira foi descartada após exames laboratoriais.

O tratamento com Fomepizol deve ser iniciado assim que houver suspeita de contaminação, sem necessidade de confirmação laboratorial, seguindo protocolo do Ministério da Saúde que inclui quatro doses principais. Em situações graves, o procedimento pode ser associado à diálise para acelerar a eliminação da substância do organismo.

No domingo (5), a Anvisa autorizou a importação de 2.600 frascos do antídoto para abastecer o país. O Ministério da Saúde informou que os casos de intoxicação têm sido identificados em bebidas destiladas, especialmente cachaças adulteradas.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) também publicou recomendações a órgãos fiscalizadores e estabelecimentos do setor de bebidas. Entre as medidas estão a exigência de comprovação da origem dos produtos, a obrigatoriedade de notificação de casos suspeitos pelas unidades de saúde e a classificação técnica das bebidas para diferenciar falsificação, adulteração ou fabricação clandestina.

As ações têm como objetivo prevenir novos casos e garantir maior transparência nas informações repassadas ao público.

*com informações do g1pb



Source link